Autores

Prof. Dr. Paulo Sérgio Marin, EE/BSc, MSc.

Paulo Marin é notório especialista em infraestrutura de TI e telecomunicações e referência nacional, com reconhecimento internacional, na indústria de cabeamento estruturado.

Premiado com o 2014 Harry J. Pfister Award for Excellence in the Telecommunications Industry, por suas contribuições ao mercado global de ICT (Information and Communications Technology), concedido pelo College of Engineering, University of South Florida, USA, Paulo Marin é um renomado especialista na área de infraestrutura de ICT e ambientes de missão crítica. Marin traz ampla experiência em telecomunicações, TI e ambientes de missão crítica compreendendo especificação, projeto, gerenciamento, consultoria, auditoria e liderança em normalização no setor de cabeamento para telecomunicações, segurança eletrônica e data centers no Brasil e Estados Unidos.

Ao longo de seus quase 30 anos de atuação profissional nos âmbitos nacional e internacional, Marin vem trabalhando para empresas privadas e do governo no Brasil, Estados Unidos, América Central, América do Sul, Caribe, Portugal e Espanha. O Dr. Marin é autor de vários livros técnicos publicados no Brasil nas áreas de telecomunicações, infraestrutura predial e data centers.

Marin é engenheiro eletricista, doutor em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em telecomunicações e cursou desenvolvimento sustentável na University of Calgary, Alberta, Canada e comunicações digitais, processamento digital de sinais e estatística aplicada na University of Colorado – Denver, CO, USA.

O Dr. Marin é senior member do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) há 20 anos e participa da EMC Society (Electromagnetic Compatibility). Como membro da BICSI – A Telecommunications Association pelo mesmo período de tempo, Marin serviu a associação em diversas posições, ocupando atualmente o cargo de SMETL (Subject Matter Expert Team Leader) para o desenvolvimento e atualização da literatura técnica da associação, é chairman do subcomitê de normalização ANSI/BICSI para segurança eletrônica e membro votante dos subcomitês ANSI/BICSI de normalização para projeto e melhores práticas de implementação para data centers e edifícios inteligentes.

Marin é coordenador da comissão de estudo da ABNT/Cobei (CE 003:046.005) desde 2003, responsável pelas normas brasileiras de cabeamento estruturado para edifícios comerciais, data centers, residências, indústrias, infraestrutura predial e planejamento de instalações, e colunista da revista RTI desde 2001, com uma coluna mensal de perguntas e respostas sobre diversos temas técnicos relacionados a telecomunicações e ambientes de missão crítica.

Paulo Marin dedica-se ao desenvolvimento de literatura técnica, programas de treinamento em níveis técnico e acadêmico e participa como palestrante em congressos nacionais e internacionais.

Como profissional, pesquisador e empreendedor dedicado, Marin está sempre em busca de formas para contribuir para o desenvolvimento das áreas de tecnologia e conhecimento técnico e científico.